Dia 17 de Maio – Dia Mundial da Reciclagem

17 de maio de 2024

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a data visa incentivar a reflexão sobre a importância de descartar corretamente e reciclar os itens consumidos.

O CIRSURES foi pioneiro, no sul do Estado de Santa Catarina na busca de soluções definitivas para a correta disposição final de resíduos sólidos urbanos e aproveitamento dos materiais recicláveis. O Programa Intermunicipal de Coleta Seletiva foi criado há mais de 15 anos, e desde o início de programa já foram recolhidas quase 10 mil toneladas de materiais recicláveis, que foram doados para Cooperativa de Reciclagem Rio América – Cooperamérica,  gerando emprego e renda aos catadores, preservando os recursos naturais e fortalecendo a cadeia de reciclagem.

Entre as ações do Consórcio está a promoção da logística reversa, através do Programa Penso, Logo Destino já foram recolhidos e destinados adequadamente 13 toneladas de eletrônicos, 553 kg de lâmpadas e 7.518 unidades de lâmpadas

A Educação Ambiental também está entre as principais ações desenvolvidas pelo CIRSURES, e visa através da conscientização e sensibilização da população a redução na geração de resíduos sólidos, e o descarte correto. O CIRSURES já recebeu em seu auditório de educação ambiental mais de 2.500 pessoas comprovadas em livro de registro de visitas.

Além disso, o CIRSURES dede sua criação em 2001, apoia e contribui com o desenvolvimento e fortalecimento da Cooperamérica,

O CIRSURES se orgulha muito do seu propósito de atuar positivamente no âmbito social e ambiental estimulando o desenvolvimento da cadeia de reciclagem.