Coleta seletiva – CIRSURES

O CIRSURES:

O Programa de Coleta Seletiva do Cirsures teve início no ano de 2008, na cidade sede do consórcio, Urussanga, e em 2015, já havia sido implantado nos sete municípios do Consórcio. O Programa Intermunicipal de Coleta Seletiva do Cirsures é praticado conforme os modelos sugeridos no Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, onde o consórcio é responsável por toda a gestão da coleta seletiva dos municípios. A infraestrutura à disposição para a coleta seletiva é de responsabilidade do Cirsures, e consiste de: dois caminhões com grade alta (monitorados via satélite); dois motoristas; quatro garis; publicidade em mídias escrita e falada; e suporte técnico para ampliação de rotas.

A coleta seletiva ocorre porta a porta em dias específicos e alternados a coleta convencional, com os resíduos separados direto na fonte geradora (casas e comércio). Após o recolhimento todo o material é encaminhado e doado para o Centro de Triagem da Cooperamérica, localizado em Urussanga na área sede do consórcio, que realiza a triagem do material proveniente do programa para comercialização.

Atualmente a coleta é realizada em todos os municípios e atente 85 bairros divididos em 18 rotas, atendendo 64,2% de toda a população do consórcio.

A Cooperamérica:

Cooperativa de Recicladores do Rio América, por questão de análise de viabilidade está localizada no município de Urussanga na sede do Cirsures. Atualmente conta com 19 cooperados e possui estatuto e regimento.

O trabalho da Cooperamérica é realizar a separação e a comercialização dos materiais recicláveis coletados nos sete municípios do Consórcio. Após a triagem o material classificado é prensado, acondicionado em local protegido de intempéries climáticas, pesado e posteriormente volta ao ciclo produtivo através de comercialização.

Desta forma, a cooperativa colabora com o fortalecimento da cadeia de reciclagem no Brasil impulsionando a economia circular, contribuindo também com a preservação do meio ambiente.