O que é coleta seletiva?

O que é Coleta Seletiva?

A coleta seletiva trata-se de um tipo de tratamento dado ao resíduo, que se inicia na fonte geradora (residencias, comércio, escolas, órgaos públicos, por exemplo) com a separaçao dos materiais em recicláveis e nao recicláveis. O material separado é disposto na porta da residencia ou estabelecimento comercial, para posterior coleta porta-a-porta realizada pelo CIRSURES. Há ainda a possibilidade de inserçao do material segregado em contentores seletivos ou PEVs previamente instalados pela municipalidade.

Uma vez coletado pela equipe de coleta seletiva do CIRSURES, esses materiais serao triados ou separados por tipagem na cooperativa de reciclagem COOPERAMÉRICA em papel (papelao, jornal, papel branco, dentre outros), plástico (PET, PVC, PP, etc.), metal (alumínio, ferro, cobre, etc.), vidros, isopores e embalagens compostas, os quais serao organizados, enfardados, pesados e vendidos para indústrias de modo a serem reciclados, tornando-se um insumo na cadeia produtiva.

A coleta seletiva é também uma maneira de sensibilizar os munícipes para questao do tratamento dispensado aos resíduos sólidos produzidos no cotidiano de nossa regiao, quer seja nos ambientes públicos quanto nos privados.

Resíduos recicláveis

Estes são os materiais que podemos separar para a reciclagem:

PAPEL
Jornais;
Listas telefônicas;
Folhetos;
Folhas de caderno;
Revistas, Folhetos;
Folhas de rascunho;
Papéis de embrulho;
Caixas de papelão;
Embalagens Tetra Pak.

PLÁSTICO
Garrafas;
Embalagens plásticas;
Tubos e canos;
Potes de creme e Shampoo;
Baldes;
Bacias;
Brinquedos;
Sacos e Sacolas.

VIDRO
Potes;
Jarros;
Vidros de conserva;
Vidros de produtos de limpeza;
Cascos e Garrafas em geral;
Não coloque vidro quebrado.

METAL
Latas de alumínio – cerveja e refrigerante;
Latas de latão – conserva de alimentos;
Arames;
Fios;
Pregos;
Parafusos;
Panelas;
Chumbo;
Bronze
Ferro
Cobre.

FIQUE ATENTO:

DEPOSITE SEU LIXO RECICLÁVEL APENAS NOS DIAS ESPECÍFICOS DA COLETA SELETIVA NO SEU BAIRRO.

NÃO ESQUEÇA:

Para que o material reciclável tenha valor é necessário que esteja limpo. Lave as embalagens, não misture papel sujo ou molhado com papel limpo e seco. Tomando esses cuidados estaremos economizando recursos naturais e diminuindo a poluição.

Resíduos não recicláveis

O lixo não-reciclável é composto por resíduos orgânicos (basicamente restos de alimentos) e rejeitos (papel higiênico, fraldas descartáveis, lâminas de barbear, panos velhos etc). Esses resíduos continuarão sendo coletados pelo caminhão de lixo compactador. Os horários e a frequência de coleta continuam os mesmos.

Resíduos orgânicos

Restos de comida, cascas de frutas e verduras etc, podem ser depositados nos quintais se transformando em composto orgânico (adubo).

Resíduos especiais

PILHAS E BATERIAS
LÂMPADAS FLUORESCENTES

Pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes (seus resíduos e embalagens), lâmpadas fluorescentes (vapor de sódio, mercúrio e luz mista) e produtos eletroeletrônicos.

Esses materiais devem fazer parte do sistema chamado de Logística Reversa, na qual devolve-se os produtos usados no seu local de compra, assim redistribuindo-os usando regras de gerenciamento dos materiais previstas na lei n° 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e também pelos órgãos do Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente) e do SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária).

EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS
Assim como pilhas, baterias e lâmpadas, as embalagens de agrotóxicos também são extremamente perigosas.

Essas embalagens NUNCA devem ser descartadas no lixo doméstico.

Elas devem ser lavadas (tríplice lavagem), furadas no fundo e devolvidas no ponto de compra, formando a Logística Reversa.

Tipos de lixeiras

Ut commodo viverra suscipit. Donec porttitor sollicitudin enim, quis lobortis ligula iaculis et. Aliquam mi felis, semper et luctus vel, placerat vel augue. Fusce id eros mauris. Cras ac tortor et nisl suscipit commodo.