Conheça o aterro

Aterro sanitário é um espaço destinado à disposição final de resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas que, fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite o confinamento seguro dos resíduos em termos de minimização dos impactos ambientais, controle da poluição ambiental e saúde pública.

As células do aterro sanitário do Cirsures, foram construídas observando as técnicas de engenharia para impermeabilização da base com argila e geomembrana, construção das drenagens de chorume, drenagens gases, drenagens pluviais e possui um completo sistema tratamento de efluentes. A evolução do aterro sanitário é feita através da compactação dos resíduos, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com material argiloso, exigindo cuidados especiais e técnicas específicas a serem seguidas, na sua operação e monitoramento.

O Cirsures possui aterro sanitário localizado no Bairro Rio Carvão, município de Urussanga com as seguintes coordenadas geográficas: 28°29″54,08″S e 49°22″10,45″O. O local recebe atualmente em média 1.404 toneladas/mês de resíduos sólidos urbanos, gerados pelos municípios consorciados, desde março de 2004.

A vida útil inicial projetada era para 13 anos, e o local passou por ampliações estendendo sua capacidade. O aterro sanitário possui Licença Ambiental de Operação do Instituto do Meio Ambiente – IMA n° 8013/2022 e Alvará n° 3154.