CIRSURES dá início as Atividades de Educação Ambiental para o ano de 2019

28 de Março de 2019.

Na última quarta-feira, dia 20 de março, o Cirsures iniciou suas atividades de Educação Ambiental. Os alunos do 5º ano da Escola Vincenzo de Villa, de Urussanga, foram recebidos no Auditório Luiz Maffioletti.

As diferentes etapas do processo de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos foram apresentadas aos estudantes através de uma palestra com sistema de audio visual. Após a palestra, os estudantes foram conduzidos pela engenheira ambiental Graziela Bolan ao aterro sanitário, a fim de visualizarem algumas etapas do processo de gerenciamento dos resíduos. Ao final da visita os estudantes foram convidados a conhecer a Cooperamérica (Cooperativa de Reciclagem do Rio América), onde observara os procedimentos de separação, pesagem e compactação dos materiais recicláveis.

Causar a sensibilização e conscientização sobre as questões ambientais, principalmente as que envolvem o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos e a coleta seletiva é o principal objetivo das visitas orientadas promovidas pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul - CIRSURES.

A atividade, realizada durante todo o ano letivo, contempla instituições educacionais dos sete municípios da região Sul de Santa Catarina consorciados ao Cirsures (Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga), além dos clubes de mães e idosos, agentes de saúde, grupos e associações organizadas.

Para a Engenheira Ambiental Graziela Bolan, que promove o projeto, trabalhar com educação ambiental, seja com crianças ou adultos, é de fundamental importância para o sucesso do Programa da Coleta Seletiva e para o despertar da consciência ambiental das pessoas. “A nossa finalidade é formar cidadãos capazes de preservar o meio ambiente, abordando a questão do lixo, sua produção, seu descarte e consequências, de maneira que essas pessoas além de colocarem em prática o que aprenderam, disseminem o conhecimento para sociedade.”

A atividade atendeu mais de 1.800 estudantes no ano de 2018, e o objetivo do Cirsures é ampliar o número de visitantes para esse ano.

Como agendar uma visita orientada no aterro sanitário do CIRSURES?

Público alvo:

Estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 3° ano); Ensino Médio; Ensino Técnico e Profissionalizante; Ensino Superior; Grupos e Associações Organizadas.

Agendamento:

coletaseletiva@cirsures.sc.gov.br (Eng. Graziela A. Bolan)